Ao menos 67% dos moradores da região de Rio Preto fazem compras pela internet, aponta Seade
Dados, que abrangem diversas modalidades de comércio e serviços digitais, são referentes aos 12 meses anteriores à pesquisa. Resultado foi divulgado em junh...

Dados, que abrangem diversas modalidades de comércio e serviços digitais, são referentes aos 12 meses anteriores à pesquisa. Resultado foi divulgado em junho deste ano. Pesquisa mostra preferências dos consumidores em comprarem produtos pelo comércio digital Reprodução/TV TEM Uma pesquisa divulgada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) revelou que ao menos 67% da população da região de São José do Rio Preto (SP) fazem compras pela internet. 📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp O comportamento é semelhante ao registrado pelos consumidores de outras cidades paulistas. Os dados, que abrangem diversas modalidades de comércio e serviços digitais, são referentes aos 12 meses anteriores à pesquisa. O resultado foi divulgado em junho deste ano. Um exemplo de consumidor que faz parte do levantamento é o gerente de marketing Joel Barcelos Junior. Acostumado com o acesso à internet quase que diariamente, Joel comprou móveis e a decoração da casa dele pela web. À TV TEM, Joel revelou que o preço e a rapidez na entrega são algumas das razões pelas quais prefere essa modalidade de compras. "Há a praticidade hoje no prazo, no preço. Então, é muito melhor a gente comprar online, pela praticidade de você receber no conforto da sua casa", comenta Joel. A pesquisa ouviu quase 7 mil pessoas. Entre as aquisições mais comuns em todo o território paulista está a de eletrônicos e eletrodomésticos, representando 82% do total, segundo o levantamento. O analista de pesquisa da Fundação Saede, Irineu Barreto, revelou que o percentual é significante e o valor é semelhante na região metropolitana de São Paulo, cuja atividade econômica é maior. Os números ainda apontam que, no interior, 35% dos consumidores adeptos às compras online de eletrônicos e eletrodomésticos fazem isso com regularidade e 47% de forma eventual. Investimentos Se o consumidor está usando cada vez mais a internet para fazer compras, do outro lado do balcão digital as empresas estão investindo e vendo resultados desse crescimento do mercado online. Em uma empresa do setor financeiro de Rio Preto, o aumento nas vendas pela internet foi de 25% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. O diretor do centro de serviço, Gustavo Bizaio, explicou que, como a empresa tem atuação em diferentes áreas, a internet é uma ferramenta indispensável para os negócios: "Desde o agendamento no balcão do varejo automotivo até uma venda de seguros, ou atendimento de um sinistro de um dos seguros, tudo isso está dentro do nosso ecossistema digital", pontua. A expansão do site para compras deve continuar. Mas, na visão do especialista em marketing digital David Borges, em um mercado digital cada vez mais concorrido e com novas ferramentas, o crescimento deve impor desafios para as empresas. "O lojista precisa investir cada vez mais em atendimento, seja através de robôs, autoatendimento ou humano, mas ele precisa dar velocidade a esse atendimento. Afinal de contas, o consumidor está querendo essa velocidade", detalha David. David Borges é especialista em marketing digital em Rio Preto (SP) Reprodução/TV TEM Joel Barcellos, de Rio Preto (SP), tem optado por comprar produtos no comércio online ao invés do presencial Reprodução/TV TEM Polícia faz alerta para quem compra ou vende pela internet Polícia faz alerta para quem compra ou vende pela internet Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM